O Que É Cosplay?



Andrômeda Aino fazendo cosplay de Nami, personagem do mangá One Piece

Cosplay (コスプレ, ‘kosupure”), abreviação de “Costume Play” (“brincar de se vestir”), é um tipo de arte performática e atividade lúdica  em que os participantes manufaturam trajes e acessórios para fantasiar-se, representando algum personagem real ou ficcional. Os participantes dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.

Os cosplayers criaram uma subcultura centrada na dramatização. Um uso mais amplo do termo “cosplay” se aplica a qualquer situação onde uma ou mais pessoas esteja(m) caracterizada(s) como um personagem e representando-o, principalmente fora do palco, indepente do contexto cultural. É isso que diferencia o cosplay de simplesmente “usar uma fantasia”.

As principais fontes de inspiração para o cosplay são a cultura pop: mangá & anime, histórias em quadrinhos e desenhos animados, games, filmes, livros e até grupos musicais. Animais e objetos inanimados também são objeto de escolha e interpretados, ganhando formas antropomórficas. A troca de gêneros é comum, com mulheres representando papéis masculinos e vice-versa, o que é conhecido como crossplay.

Graças a internet, desde 1990 vem havendo um crescimento do número de pessoas que adota o cosplay como um hobby, que hoje é um fenômeno influente na cultura popular, principalmente em países asiáticos.

As primeiras convenções a apresentar concurso de cosplay foram as de Jornada nas Estrelas (Star Trek) e Guerra nas Estrelas (Star Wars), onde os fãs caracterizados tornavam-se atração principal, interpretando cenas dos filmes ou episódios, várias vezes revelando talentos de nível profissional. 

No Brasil,  cosplay ficou popular no fim dos anos 90, com a realização dos primeiros eventos de anime e mangá do país. Hoje existem concursos de altíssimo nível, que selecionam os melhores cosplayers do país para competirem entre si.

Embora hajam aqueles que consideram o cosplay uma perda de tempo ou atividade “infantil”, os cosplayers vêem no hobby uma maneira de expressar o seu afeto por determinados personagens ou obras. O cosplay permite conhecer pessoas e criar novas amizades, e é também uma boa forma dos mais tímidos tornarem-se mais sociáveis, extrovertidos e confiantes. Não há limite de idade, e além de grupos de amigos, muitas vezes pode-se presenciar pais e filhos fazendo cosplay juntos, ajudando-se mutuamente,  fortalecendo o laço existente entre ambos e estimulando a criatividade.

FONTES:
Wikipedia EN
 Wikipedia PT 
Cosplayers.Net
“Otaku, Os filhos do Virtual” (Etiènne Barral, Ed, Senac).

Um Comentário

  1. Pingback: Um Pouco Sobre Mim | AiNoBlog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s